SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Possibilidades de atuação do pedagogo

Autoria de: Daniela Cristina dos Santos Faria

Orientação de: Joelma dos Santos Bernardes

Presidente da banca: Joelma dos Santos Bernardes

Primeiro membro da banca: Liliane Henrique Torres

Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

Palavras-chaves: Atuação, Pedagogo hospitalar, Atribuições, Pedagogo hospitalar, Brinquedoteca.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 09/06/2021

Data da publicação: 09/06/2021

Referência: Faria, D. C. d. S. Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Possibilidades de atuação do pedagogo. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo discute a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, mostrando as possibilidades de atuação desse profissional nesse espaço. O objetivo geral é identificar em editais de seleçãoconcurso a definição de atuação do pedagogo hospitalar no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. Por meio da pesquisa realizada em plataformas de artigos e de concursos foram encontrados apenas nove (9) editais de concursosseleção. Os resultados alcançados discutem que o atendimento as crianças e adolescentes hospitalizados é de extrema importância e que são necessários profissionais capacitados e bem preparados para tratar seus alunos hospitalizados através de um processo lúdico de socialização e aprendizagem. O atendimento proporciona aos pacientes e seus acompanhantes momentos de diversão e alegria, contribuindo para o seu desenvolvimento, uma vez que foram impedidos de desenvolver suas atividades devido ao período de internação. Concluiu-se, através desta pesquisa, que mesmo que exista uma lei que garanta o direito das crianças e adolescentes terem acesso a um atendimento especializado, ainda, são poucas as instituições que oferecem esse tipo de atendimento, bem como são poucas as vagas ofertadas para os profissionais que desejam ingressar nessa área, pois, de acordo com a plataforma PCI concursos no período de treze (13) anos, foram ofertadas apenas trinta e oito (38) vagas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711432

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47736

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daniela Cristina dos Santos Faria e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo