SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Multiculturalismo Crítico Estratégias Educacionais para a Valorização da Diversidade Cultural na Escola

Título alternativo: Critical Multiculturalism Educational Strategies for Valuing Cultural Diversity at School.

Autoria de: Nathália Angela Alves

Orientação de: Josue Humberto Barbosa

Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa

Primeiro membro da banca: Edmar Batista

Segundo membro da banca: Júlio Resende Costa

Palavras-chaves: Diversidade Cultural, Multiculturalismo Crítico, Pesquisa Documental, Pesquisa Bibliográfica, Direitos

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Alves, N. A. Multiculturalismo Crítico Estratégias Educacionais para a Valorização da Diversidade Cultural na Escola. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo objetiva refletir e apresentar estratégias educacionais para a valorização da diversidade cultural baseadas no conceito de Multiculturalismo Crítico, de Peter McLaren. Com a intenção de aperfeiçoar a igualdade de direitos a partir de um multiculturalismo crítico possível entre todos os seres humanos, é essencial apresentarmos desde cedo às crianças as várias diversidades existentes em nosso meio, sejam elas quais forem auxiliando e contribuindo para que cada uma adquira e dê mais significado a olhares críticos conscientes das diferentes condições de vida. Essas estratégias foram desenvolvidas através de pesquisa documental, realizada em diferentes manuais escolares, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular, e pesquisa bibliográfica, confrontando o que é proposto em diretrizes e bases educacionais com as propostas e conceitos do multiculturalismo crítico.

Abstract: This article aims to reflect and present educational strategies for valuing cultural diversity based on Peter McLarens concept of Critical Multiculturalism. With the intention of improving the equality of rights from a critical multiculturalism possible among all human beings, it is essential that we present children early on the various diversities that exist in our environment, whatever they may be helping and contributing for each one to acquire and give more meaning to critical eyes aware of the different conditions of life. These strategies were developed through documentary research, carried out in different school manuals, especially the Common National Curriculum Base, and bibliographical research, comparing what is proposed in educational guidelines and bases with the proposals and concepts of critical multiculturalism.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711436

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47842

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathália Angela Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo