SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO

Autoria de: Denise Aparecida Belarmino dos Santos

Orientação de: Silmara Aparecida dos Santos

Presidente da banca: Silmara Aparecida dos Santos

Primeiro membro da banca: Andrêsa Helena de Lima

Segundo membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Palavras-chaves: Aprendizagem, Educação integral, Educação socioemocional, Emoção, Habilidades socioemocionais.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Santos, D. A. B. d. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Cada vez mais a educação socioemocional tem sido evidenciada por educadores e estudiosos da Educação, que buscam discutir e problematizar os rumos e a significância dos processos de ensino e aprendizagem, portanto, torna-se um tema necessário frente aos desafios emergentes da educação contemporânea. Há, neste contexto, a exigência de sujeitos que desenvolvam habilidades emocionais, sociais e afetivas, dada a nova dinâmica social. Por meio de uma pesquisa bibliográfica o estudo visa compreender como a educação socioemocional pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, de modo a promover discussões que permitam reflexões acerca da relevância de sua inserção nos currículos escolares. Esta pesquisa justifica-se uma vez que o trabalho intencional com as habilidades socioemocionais pode ser capaz de potencializar o processo de aprendizagem, visto que o desenvolvimento cognitivo está intimamente ligado à afetividade e, consequentemente, às emoções. Ressalta-se, ainda, que a educação socioemocional coaduna com uma formação integral, que reconhece a complexidade do ser humano e assim oferece ao aluno saberes necessários para uma atuação participativa na sociedade. Há neste estudo, a possibilidade de compartilhar o conhecimento construído na Universidade, com a escola regular

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711438

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47817

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Denise Aparecida Belarmino dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo