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Título: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ATENDIMENTO AO ALUNO COM BAIXA VISÃO EM SALA DE AULA

Autoria de: Geiciane Margarida Batista Mota

Orientação de: Gustavo de Oliveira Andrade

Presidente da banca: Gustavo de Oliveira Andrade

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Fernanda Miquelão Ribeiro

Palavras-chaves: Baixa Visão, Inclusão de alunos, Inclusão Escolar, Recursos Didáticos, Deficiência Visual

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Mota, G. M. B. A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ATENDIMENTO AO ALUNO COM BAIXA VISÃO EM SALA DE AULA. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A inclusão de alunos com baixa visão é um tema bastante estudado e discutido. Consideráveis avanços foram obtidos até a atualidade, mas o processo em si ainda é um grande desafio. O aluno com baixa visão, possui necessidades especiais que precisam ser atendidas. É importante que ele receba o atendimento específico e se sinta amparado no decorrer de todo o processo educacional. A atuação do educador neste sentido, tem suma importância, e ele precisa desenvolver a compreensão a este respeito, e se preparar para promover um atendimento que contribua de fato com a inclusão. Nesta perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é evidenciar a importância da atuação do educador no atendimento ao aluno com baixa visão em sala de aula, por meio do alcance de dois objetivos específicos, que buscam compreender, a baixa visão e o papel do professor diante da inclusão do aluno com esta condição. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, visando encontrar respaldo teórico em estudos e trabalhos já desenvolvidos sobre a temática em questão. O estudo e análise dos resultados encontrados, que trazem a baixa visão, suas características e recursos de acessibilidade na perspectiva da inclusão escolar, evidencia a necessidade de compreender a deficiência e as particularidades de cada condição para estabelecer uma relação entre educador e aluno, favorável a promoção da inclusão. Conclui-se que apesar da complexidade da baixa visão e de a inclusão ser um desafio, a mesma não se qualifica como impossível e pode ser garantida mediante a importante atuação do professor.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711439

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47894

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Geiciane Margarida Batista Mota e Universidade Federal de Lavras

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