SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: ESCOLA COMO ESPAÇO EDUCATIVO CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA E PROTETIVA AOS ANIMAIS

Autoria de: Renata Kelly de Arruda

Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira

Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas

Palavras-chaves: Proteção Animal, Educação Ambiental, Educação Humanitária, Direito Animal, Guarda Responsável

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/07/2021

Data da publicação: 07/07/2021

Referência: Arruda, R. K. d. ESCOLA COMO ESPAÇO EDUCATIVO CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA E PROTETIVA AOS ANIMAIS. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O trabalho busca apresentar a Educação Humanitária (EH) e refletir sobre suas diferentes nuances quando pensamos na sua inserção como campo reflexivo dentro da Educação Ambiental (EA). A EH traz em seu arcabouço, reflexões sobre as relações com os animais não humanos e uma formação cidadã que prega a defesa à vida de todos os seres e a ampliação da percepção ambiental através da conexão da vida urbana com as fontes naturais. Essa amplitude confere a EH um papel potencialmente transformador, nos convidando para uma vivência integrada ao ambiente. Com base nos estudos teóricos de Brügger (2004, 2009) sobre sustentabilidade, educação e meio ambiente, além de Castellano e Sorrentino (2015) que trabalham temas ligados a ética e aos direitos animais. Mansoldo (2012) sobre a tarefa de educar em um mundo em desequilíbrio e os estudos pioneiros de Weil (2013) acerca de uma EH atuante, nos propusemos a construir uma proposta de atividade a ser introduzida nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas à construção diária de uma educação que possa ser crítica e consciente com relação a aspectos que envolvem a sociedade e a natureza. Nosso trabalho percebeu as dificuldades de inserção, dentro da academia, de questões que envolvem a EH e questões relacionadas aos animais não humanos na agenda da EA. Entendemos como imprescindível o diálogo entre as duas vertentes, identificando lacunas conceituais e tratando de temas cruciais ao momento civilizatório atual.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711443

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47913

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Renata Kelly de Arruda e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo