SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autoria de: Rudney de Paula Cardoso Souza

Orientação de: Josue Humberto Barbosa

Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa

Primeiro membro da banca: Edmar Batista

Segundo membro da banca: Júlio Resende Costa

Palavras-chaves: Música, Ferramenta Pedagógica, Lúdico, Memória, Aprendizagem.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/06/2021

Data da publicação: 25/06/2021

Referência: Souza, R. d. P. C. A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo analisa a utilização da música como ferramenta pedagógica, principalmente destacando sua contribuição interdisciplinar em consonância com outros componentes curriculares. Esse objetivo foi alcançado através de uma pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo em artigos e pesquisas relacionados à música no meio educacional, de maneira a compreender os benefícios que as ferramentas musicais podem proporcionar através de sua prática no contexto escolar. Investigamos especificamente três eixos em que a música pode desenvolver habilidades, conceitos, estética e ação mnemônica, e quais são as especificidades requeridas por esses eixos quando estão associados às disciplinas escolares. Favorecendo o desenvolvimento da fala, do ouvir, da percepção, da improvisação, a música contribui para os processos de ensino-aprendizagens ao aprofundar conceitos básicos e estéticos que atualizam e organizam a memória para a compreensão das interfaces interdisciplinares dentro do universo educacional. Em conclusão, este artigo demonstra a importância do ensino da música como componente curricular na Educação Básica, uma vez que suas práticas culturais nos ambientes escolares beneficia o aumento da sensibilidade, da criatividade, do entendimento, da estabilização e da coordenação motora, da concentração, da vivência social e intelectual, encontros entre professores e estudantes, através do campo teórico-metodológico das artes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711445

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47853

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rudney de Paula Cardoso Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo