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Título: UMBANDA EDUCAÇÃO PARA A PAZ RELIGIOSA PELA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA.

Título alternativo: UMBANDA EDUCATION FOR RELIGIOUS PEACE THROUGH DIVERSITY BRAZILIAN CULTURAL

Autoria de: Nathália de Morais Dias

Orientação de: Josue Humberto Barbosa

Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa

Primeiro membro da banca: Edmar Batista

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: Religião, Cultura, Escola, Umbanda, Educação para a Paz

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/06/2021

Data da publicação: 25/06/2021

Referência: Dias, N. d. M. UMBANDA EDUCAÇÃO PARA A PAZ RELIGIOSA PELA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA. . 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Neste artigo, são apresentadas e analisadas as questões transversais sobre a diversidade religiosa, com o objetivo de defender a laicidade no ensino público e o multiculturalismo. A partir dessas análises, propomos a compreensão das expressões religiosas como parte da cultura, em que ambas se desenvolvem em mútua influência. Enfocando as perspectivas dessa compreensão para o ensino da cultura afro-brasileira na escola, analisamos as relações entre cultura e religião a partir da teoria e metodologia da Antropologia Cultural de Clifford Geertz, desenvolvidas na obra A Interpretação das Culturas. Portanto, trata-se de análises sob o viés antropológico, integrando história e sociedade, para compreender os valores e o mundo do outro, como pressuposto para a construção de uma sociedade mais pacífica, promovendo ações que desenvolvam o entendimento da alteridade, da tolerância e do respeito.

Abstract: In this article, cross-cutting issues about diversity are presented and analyzed. religious, with the aim of defending secularism in public education and multiculturalism. THE Based on these analyses, we propose the understanding of religious expressions as part of the culture, in which both develop in mutual influence. Focusing on the perspectives of this understanding for teaching Afro-Brazilian culture at school, we analyze the relationships between culture and religion from the theory and methodology of Clifford Geertzs Cultural Anthropology, developed in The Interpretation of Cultures. Therefore, these are analyzes under the bias anthropological, integrating history and society, to understand the values ????and the world of the other, as a prerequisite for building a more peaceful society, promoting actions that develop the understanding of otherness, tolerance and respect.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711446

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47829

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathália de Morais Dias e Universidade Federal de Lavras

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