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Título: MEMORIZAÇÃO DA TABUADA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autoria de: Priscila Aparecida Pereira de Abreu Pedroso

Orientação de: Joelma dos Santos Bernardes

Presidente da banca: Joelma dos Santos Bernardes

Primeiro membro da banca: Liliane Henrique Torres

Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

Palavras-chaves: Ensino da multiplicação, Tabuada, Memorização da tabuada, Alfabetização matemática, Estratégias multiplicativas.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/06/2021

Data da publicação: 12/06/2021

Referência: Pedroso, P. A. P. d. A. MEMORIZAÇÃO DA TABUADA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2021. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Neste artigo relatamos um estudo sobre o processo de ensino da multiplicação e as estratégias utilizadas para desenvolver a alfabetização matemática. Ele tem como objetivo compreender como as práticas de ensino da multiplicação são apontadas pela literatura no processo de alfabetização matemática no Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, em que foram pesquisados os seguintes descritores memorização da tabuada, ensino da multiplicação e aprendizagem da tabuada. Foram encontrados cento e dezesseis artigos, foram aplicados procedimentos metodológicos de categorização de seleção e exclusão, chegando ao final um total de dezesseis artigos analisados. As análises dos artigos demonstraram que muitos professores ainda seguem o método tecnicista para o ensino da multiplicação, utilizando de técnicas de memorização, fórmulas padronizadas não dando espaço para desenvolvimento crítico, analítico e reflexivo dos alunos, nem mesmo fazem relação com suas realidades. As análises também demostraram que a multiplicação pode e deve seguir um caminho mais dinâmico, e que promova a apropriação do conhecimento, fazendo relação com a realidade dos alunos, além de dar espaço para eles seguirem e criarem suas próprias estratégias. Conclui-se que memorizar a tabuada é irrelevante para a aprendizagem da multiplicação, desde que eles compreendam o processo multiplicativo, e consigam estabelecer relação entre adição e a multiplicação.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711447

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47722

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Priscila Aparecida Pereira de Abreu Pedroso e Universidade Federal de Lavras

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