SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A Transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Autoria de: Kaulainy Garcia Brazier

Orientação de: Diego Carlos Pereira

Presidente da banca: Diego Carlos Pereira

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Kátia Batista Martins

Palavras-chaves: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Transição, Professora, Capacitações

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 18/06/2021

Data da publicação: 18/06/2021

Referência: Brazier, K. G. A Transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental é a primeira mudança que as crianças vivenciam na trajetória escolar, tendo papel fundamental de como as crianças irão tratar as próximas etapas. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender quais são as questões teóricas relativas à transição da educação infantil para o ensino fundamental. O artigo se organiza em três tópicos para buscar alcançar os objetivos específicos o primeiro busca analisar as recomendações do MEC sobre o processo de transição o segundo tem a intenção de discutir, caracterizar e conceituar teoricamente o processo e o terceiro tópico se consiste em refletir sobre as possibilidades que temos enquanto professores para que este processo não seja tão traumático para os alunos. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica para investigar quais orientações são apresentadas pelos documentos referentes a nova lei do Ensino Fundamental de nove anos. Os resultados apresentados no artigo caracterizam como é importante que tanto os professores como a escola busquem juntamente com a família estabelecer uma união para tornar o processo da transição prazeroso e rico em experiências e cuidando para que este processo não seja traumático. Enfatizando o papel do professora neste processo de transição requer empatia e a busca oferecer momentos descontraído considerando conhecimento adquirido através de capacitações.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711452

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47702

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kaulainy Garcia Brazier e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo