SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O REPERTÓRIO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MAPEAMENTO DE ARTIGOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

Autoria de: Fernanda Luiza da Silva de Oliveira

Orientação de: Bruna Cury de Barros

Presidente da banca: Bruna Cury de Barros

Primeiro membro da banca: Érica Alves Barbosa

Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Palavras-chaves: Contação de Histórias, Educação Infantil, Desenvolvimento infantil, Levantamento Bibliográfico, Prática Pedagógica

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 02/07/2021

Data da publicação: 02/07/2021

Referência: Oliveira, F. L. d. S. d. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O REPERTÓRIO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MAPEAMENTO DE ARTIGOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES . 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O artigo discorre sobre a importância da contação de histórias infantis para o desenvolvimento da criança pequena. Por meio dessa atividade é possível realizar um momento de encantamento e aprendizagem significativa, onde a realidade e fantasia dialogam. O trabalho tem como objetivo geral mapear pesquisas científicas que tratam sobre a contação de histórias na Educação Infantil a fim de analisar se e de que maneira essa prática contribui para o desenvolvimento das crianças pequenas. A metodologia adotada nesse trabalho foi classificada como bibliográfica, proveniente de revisões de artigos científicos no período de 2010 à 2020, realizada no Portal de Periódicos CAPES, colocando em diálogo diferentes autores e dados. A partir do levantamento bibliográfico foram selecionados seis artigos científicos para estudo. A análise dos trabalhos indicou que a contação de histórias contribui para o desenvolvimento da criança, pois é uma ferramenta de acesso à cultura, oralidade, ludicidade, imaginação e fantasia. Foi possível ainda verificar que o professor da Educação Infantil tem papel fundamental em cada etapa da atividade de contação de história, desde o início, que é a escolha da obra que vai ser lida, até como será executada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711459

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47813

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fernanda Luiza da Silva de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo