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Título: O uso das tecnologias assistivas como recursos pedagógicos para estudantes com deficiência intelectual

Autoria de: Gislaine Cristina Jerônimo

Orientação de: Gustavo de Oliveira Andrade

Presidente da banca: Gustavo de Oliveira Andrade

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Fernanda Miquelão Ribeiro

Palavras-chaves: Deficiência intelectual, Ensino regular, Tecnologia assistiva, Recursos pedagógicos, Softwares gratuitos

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/07/2021

Data da publicação: 07/07/2021

Referência: Jerônimo, G. C. O uso das tecnologias assistivas como recursos pedagógicos para estudantes com deficiência intelectual. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo trata-se de uma pesquisa para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Tecnologias Assistivas, são recursos ou serviços utilizados como mediadores no ensino aprendizagem e inclusão de estudantes com diferentes tipos de deficiência. O objetivo geral foi realizar um levantamento bibliográfico para verificar quais as tecnologias assistivas estão sendo utilizadas nas escolas do ensino regular para promover o ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual e especificamente avaliar o impacto do uso de tecnologias assistivas nas escolas em estudantes com deficiência intelectual e investigar os softwares gratuitos que podem ser utilizados na Sala de Recursos Multifuncionais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando o Portal de Periódicos CAPES, foram selecionados nove artigos para estudo no período de 2015 a 2020. Os resultados apresentam que poucas escolas utilizam os recursos das tecnologias assistivas, por falta de domínio com as tecnologias ou inexistência de conhecimento para identificar os recursos pedagógicos mais adequados para o estudante com deficiência intelectual. As escolas do ensino regulares precisam se reorganizar para atenderem os estudantes com deficiência, isso implica em formação continuada, parceria com professor AEE e Salas de Recursos Multifuncionais, sendo aspectos essenciais para garantir o desenvolvimento no ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711460

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47918

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gislaine Cristina Jerônimo e Universidade Federal de Lavras

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