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Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS

Autoria de: Raquel Marilia da Silva Silveira

Orientação de: Ana Carolina Samia Faria Souza

Presidente da banca: Ana Carolina Sâmia Faria Souza

Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos

Palavras-chaves: Inclusão, Educação especial, Psicologia educacional, Crianças com deficiências, Deficiência

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Silveira, R. M. d. S. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A inclusão escolar defende uma educação onde todos sem exceção, têm direito ao conhecimento a seu tempo. Sua capacidade de aprender e suas singularidades devem ser respeitadas e aperfeiçoadas no ensino regular. Os direitos e conquistas se deram gradativamente de acordo com percepções e ideais sociais transmitidos e incorporados como modelo padrão. A psicologia educacional se constitui um campo científico essencial quando aludimos a educação de crianças com necessidades especiais. Ao adentrar a sala de aula, o psicólogo educacional proporciona subsídios para o professor em suas praticas pedagógica, visando reflexão e compreensão acerca da inclusão e também na adaptação e aprendizagem dos alunos com deficiência. Qual a influência da psicologia educacional na aprendizagem de alunos com deficiência? A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica, objetivando obtenção de dados relacionados à inclusão e aprendizagem de crianças com deficiência e captação de informações que cercam o comportamento dos alunos e corpo docente mediante ensino aprendizagem. O objetivo será investigar as contribuições da psicologia educacional para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com alunos com deficiência, bem com descrever o papel da psicologia educacional no processo de inclusão dos alunos com deficiência, discutir a importância do papel do professor para inclusão amparado pela psicologia educacional. Este trabalho resultou de questionamentos sobre as contribuições da Psicologia educacional para o trabalho educativo, mediante a necessidade de perceber padrões e desempenho da aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldades em compreender, apropriar, absorver o conhecimento. Portanto, a atuação do psicólogo educacional, se faz necessária frente à inclusão principalmente quanto ao desenvolvimento do aluno com deficiência e professores no tocante a prática docente reflexiva e atitudes em relação ao trabalho com os alunos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711461

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47749

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raquel Marilia da Silva Silveira e Universidade Federal de Lavras

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