SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: DOCÊNCIA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Título alternativo: TEACHING MEDIATED BY DIGITAL TECHNOLOGIES IN BASIC EDUCATION THE CHALLENGES IN TEACHER EDUCATION

Autoria de: Lizziane Tejo Mendonça

Orientação de: Thiago Lemes de Oliveira

Presidente da banca: Thiago Lemes de Oliveira

Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Segundo membro da banca: Érica Alves Barbosa

Palavras-chaves: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação de professores, Cibercultura, Práticas Pedagógicas, Cultura Digital.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 22/06/2021

Data da publicação: 22/06/2021

Referência: Mendonça, L. T. DOCÊNCIA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma proposta de discussão inter-pretativista, sobre as vivências dos professores da educação básica no uso das tecnologias digi-tais de informação e comunicação (TDIC) e a relação do uso pedagógico destas com a forma-ção de professores. Foram analisados nove artigos da base de dados Scientific Electronic Li-brary Online (SciELO) entre os anos de 2011 a 2020. A pesquisa visa compreender os desafi-os impostos aos educadores na adaptação do conteúdo didático com a interatividade e a não linearidade das TDIC muitas indagações ainda persistem nessa mudança do fazer pedagógico aliado as TDIC. O avanço tecnológico alterou nossos costumes, crenças e novas perspectivas de futuro a internet possibilitou a descentralização da informação e no contexto escolar foi necessária uma revisão do papel do professor, onde este precisa ser o facilitador do aluno na aquisição do conhecimento, oportunizando o acesso através dos diversos aparatos digitais dis-poníveis atualmente. Como resultado foi possível compreender que as experiências dos profes-sores com as TDIC têm sido relativamente positivas quando estes compartilham experiências com os colegas de ensino. Entretanto, ao observarmos que alguns cursos de formação inicial ainda estão desarticulados das demandas da cibercultura, mantendo uma didática com foco no papel do professor como transmissor da informação e não como mediador da aprendizagem, depreendemos que as dificuldades diagnosticadas tem como causa a formação dos professo-res. Acreditamos que é fundamental uma constante atualização dos professores possibilitando que estes acompanhem as mudanças dos avanços tecnológicos e não desanimem perante aos desafios do aprendizado.

Abstract: This article presents a bibliographical research, based on an interpretive discussion proposal, on the experiences of basic education teachers in the use of digital information and communication technologies (TDIC) and the relationship of their pedagogical use with teacher education . Nine articles from the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database were analyzed between the years 2011 to 2020. The research aims to understand the challenges imposed to educators in adapting the didactic content with the interactivity and non-linearity of TDIC. Many questions still persist in this change of pedagogical practice allied to TDIC. Technological advancement has changed our customs, beliefs and new prospects for the future. The internet enabled the decentralization of information and in the school context it was necessary to review the role of the teacher, where he needs to be the students facilitator in the acquisition of knowledge, providing access through the various digital devices currently available. As a result, it was possible to understand that the experiences of teachers with TDIC have been relatively positive when they share experiences with their teaching colleagues. However, when we observe that some initial training courses are still disconnected from the demands of cyberculture, maintaining a didactics focused on the teachers role as a transmitter of information and not as a mediator of learning, we infer that the difficulties diagnosed are caused by the training of teachers . We believe that it is essential for teachers to be constantly updated, enabling them to keep up with the changes in technological advances and not be discouraged by the challenges of learning.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711462

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47675

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lizziane Tejo Mendonça e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo