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Título: RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ADQUIRIDA PÓS TRAUMA CRÂNIO ENCEFÁLICO

Autoria de: Geralda Aparecida Coelho

Orientação de: Ana Carolina Samia Faria Souza

Presidente da banca: Ana Carolina Sâmia Faria de Souza

Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos

Palavras-chaves: Recursos Pedagógicos, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Traumatismo, Inclusão

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 03/07/2021

Data da publicação: 03/07/2021

Referência: Coelho, G. A. RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ADQUIRIDA PÓS TRAUMA CRÂNIO ENCEFÁLICO. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho pretende salientar os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) utilizados na escola para o aluno com deficiência intelectual adquirida após acidentes. A TA tem como principal finalidade, auxiliar os alunos com deficiência intelectual nas escolas. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa é realizar uma análise teórica, de modo a verificar a utilização desses recursos pedagógicos como ferramenta para ensino e aprendizagem, e será desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica. Para tanto, os elementos serão analisados à luz de autores conceituados no tema tais como (Sartoretto e Bersch 2010) (Silva e Arruda 2014) (Cartilha Pearson 2017) dentre outros. Nota-se a necessidade de pensar nesses recursos pedagógicos, como uma ferramenta de trabalho importante que ocasionará um processo de ensino-aprendizagem significativo, incitando a construção de novas habilidades. Os resultados da pesquisa mostram que os recursos acessíveis utilizados na sala de aula, transformam aquelas práticas pedagógicas sem significado em atividades atrativas e eficazes. Assim, a Tecnologia Assistiva tem como principal finalidade, auxiliar os alunos com deficiência intelectual nas escolas e em atividades do dia a dia. Essa pesquisa permitiu reflexões a respeito dos benefícios e contribuições das tecnologias assistivas, trazendo exemplos das aplicabilidades dela na escola e da necessidade desses recursos para promover a inclusão e autonomia dos alunos com deficiência intelectual.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711466

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47891

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Geralda Aparecida Coelho e Universidade Federal de Lavras

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