SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Kenia Aparecida Medeiros dos Santos

Orientação de: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos

Presidente da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos

Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: Educação Infantil, Psicomotricidade, Pré-escola, Desenvolvimento infantil, Cognição

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Santos, K. A. M. d. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender a importância da psicomotricidade na Educação Infantil, especificamente na etapa da pré-escola (de 4 a 5 anos e 11 meses). Utilizando a pesquisa bibliográfica procurou-se demonstrar como a psicomotricidade pode influenciar no desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, cognitivo e afetivo, e elencar algumas atividades e brincadeiras que interferem diretamente neste processo, como forma de exemplificar os efeitos dessa prática no desenvolvimento infantil e orientar profissionais da área que busquem propostas de atividades para trabalhar a psicomotricidade. Buscou-se, também, refletir sobre o papel do professor para o desenvolvimento psicomotor da criança, bem como sobre os benefícios do uso da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com deficiência. Concluiu-se que é importante que o professor conheça a psicomotricidade e trabalhe esse aspecto com as crianças diariamente, pois isso pode contribuir para o seu desenvolvimento e influenciar toda a sua vida futura.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711468

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47711

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kenia Aparecida Medeiros dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo