SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O QUE DIZEM OS ARTIGOS DO PERIÓDICO CAPES (2015-2020) SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS REGULARES?

Autoria de: Joice Aparecida Ribeiro dos Santos

Orientação de: Erica Alves Barbosa

Presidente da banca: Erica Alves Barbosa

Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Segundo membro da banca: Bruna Cury de Barros

Palavras-chaves: Surdos, Libras, Educação inclusiva, Periodicos CAPES, Educação de Surdos

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 08/07/2021

Data da publicação: 08/07/2021

Referência: Santos, J. A. R. d. O QUE DIZEM OS ARTIGOS DO PERIÓDICO CAPES (2015-2020) SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS REGULARES?. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo tem como finalidade analisar, com base nos artigos publicados nos Periódicos Capes, os aspectos significativos para a inclusão escolar de alunos surdos em escolas regulares. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica em que foram selecionados artigos publicados nos Periódicos Capes, nos últimos cinco anos, relacionados ao tema proposto. Apresentou-se uma análise dos artigos selecionados, apontando o que os autores dizem sobre a inclusão, além de uma análise sobre as dificuldades e os resultados encontrados durante o percurso escolar dos alunos surdos. A reflexão se faz necessária visto que a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares é essencial e ainda há muitos percalços no ensino e na inclusão. A partir dos estudos empreendidos foi possível observar a importância de haver mudanças nas metodologias de ensino para alunos surdos, assim como uma mudança na maneira como eles são vistos pela comunidade escolar.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711469

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47912

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joice Aparecida Ribeiro dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo