SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autoria de: Elis Aparecida Matias Faustino

Orientação de: Franciane Sousa Ladeira Aires

Presidente da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Primeiro membro da banca: Kátia Batista Martins

Segundo membro da banca: Leticia Silva Ferreira

Palavras-chaves: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PAULO FREIRE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORA, ANPED

Data da defesa: 26/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 06/07/2021

Data da publicação: 06/07/2021

Referência: Faustino, E. A. M. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O trabalho apresenta como objetivo geral compreender os fatores que influenciam no desenvolvimento da Alfabetização de Jovens e Adultos. Além disso, busca-se para tanto, refletir sobre a historicidade que envolve a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e sobre as contribuições de Paulo Freire para essa modalidade. A composição metodológica de caráter qualitativo e bibliográfico selecionou trabalhos relacionados à EJA apresentados nas reuniões nacionais da Associação Nacional Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Conclui-se, que a partir da leitura e análise de artigos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) 18 ??Educação de Pessoas Jovens e Adultas??, das últimas 6 reuniões nacionais da Anped (da 34ª à 39ª), as práticas pedagógicas devem ser integradas, isto é, devem ocorrer interdisciplinaridade, para que haja integração do currículo equilíbrio entre as atividades, ou seja, não sendo somente práticas, mas também teóricas serem embasadas na realidade de seu público, na vivência de seus educandos, exatamente, como Freire enfatizava, e relacionarem educação e trabalho em uma formação integral em uma concepção freireana. Assim, não haveria tantos fatores que dificultam o processo de Alfabetização de Jovens e Adultos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711473

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47877

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Elis Aparecida Matias Faustino e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo