SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: MARIA MONTESSORI E AS ESPECIFICIDADES DE SEU MÉTODO DE ENSINO.

Título alternativo: MARIA MONTESSORI AND THE SPECIFICITIES OF HER METHOD OF TEACHING

Autoria de: Daluza Mara Ribeiro de Oliveira

Orientação de: Andresa Helena de Lima

Presidente da banca: Andrêsa Helena de Lima

Primeiro membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Segundo membro da banca: Silmara Aparecida dos Santos

Palavras-chaves: MÉTODO, MONTESSORI, PEDAGOGIA, MONTESSORIANA, ALFABETIZAÇÃO

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Oliveira, D. M. R. d. MARIA MONTESSORI E AS ESPECIFICIDADES DE SEU MÉTODO DE ENSINO.. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O tema desta pesquisa busca oferecer uma breve reflexão a respeito das especificidades do Método Montessoriano, elaborado pela cientista italiana Maria Montessori (1870 ?? 1952). Motivado pela justificativa de que a construção do conhecimento é gradual e autônoma, este artigo visa destacar alguns aspectos da Pedagogia em Montessori, concebida em princípios psicológicos didáticos que respeitam as singularidades de cada aluno. No que se refere aos procedimentos teóricos, num primeiro momento, fez-se uma breve abordagem da biografia da autora, para em seguida explicitar as estratégias de ensino de seu método, com engajamento teórico em autores que abordam o tema proposto, inclusive a própria Maria Montessori. Concluiu-se que a especificidade do Método Montessori é baseada no livre arbítrio e na preparação de um ambiente onde possa haver interação com independência, liberdade e disciplina.

Abstract: The theme of this research seeks to offer a brief reflection on the specifics of the Montessori Method, elaborated by the Italian scientist Maria Montessori (1870 ?? 1952). Motivated by the justification that knowledge construction is gradual and autonomous, this article aims to highlight some aspects of Pedagogy in Montessori, conceived in didactic psychological principles that respect the singularities of each student. With regard to theoretical procedures, at first, a brief approach to the authors biography, to then explain the strategies for teaching of its method, with theoretical engagement in authors who approach the theme proposed, including Maria Montessori herself. It was concluded that the specificity of the Montessori Method is based on free will and the preparation of an environment where there can be interaction with independence, freedom and discipline.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711476

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47662

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daluza Mara Ribeiro de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo