SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Narrativas de professoras de surdos em tempos de Covid-19 um olhar sobre a docência

Autoria de: Jadhy Bastos Russi de Pinna Vasconcelos

Orientação de: Erica Alves Barbosa

Presidente da banca: Erica Alves Barbosa

Primeiro membro da banca: Bruna Cury de Barros

Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Palavras-chaves: Narrativas, Professoras de surdos, Pandemia da Covid-19, Formação de professores, Educação de Surdos.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2023

Referência: Vasconcelos, J. B. R. d. P. Narrativas de professoras de surdos em tempos de Covid-19 um olhar sobre a docência. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Durante o período de isolamento, em razão da Covid-19, uma temática bastante discutida foi o futuro da educação e os desafios que os professores enfrentam para dar continuidade ao ensino. Com o objetivo de contribuir para estas discussões, especificamente em relação à educação de surdos na pandemia, foi realizada uma pesquisa tomando como ponto de partida momentos biográficos, feitos com três professoras de surdos, que atuam no ensino e puderam compartilhar suas experiências por meio de narrativas. O artigo tem o propósito de investigar as vivências e os desafios à docência dos professores de surdos durante a suspensão das aulas presenciais nas escolas. As narrativas nos propiciaram conhecer, na perspectiva das professorasnarradoras, que é essencial pensar em alternativas diferentes do ensino presencial para que a educação escolar se efetive. A visão dessas professoras foi ampliada para a necessidade de atendimentos individualizados e estratégias diferenciadas para o ensino remoto voltado aos alunos surdos. Pudemos identificar, também, que há necessidades formativas de docentes, não só referentes ao uso de tecnologias, como também da necessidade de pensar um ensino que se aproxime mais das especificidades dos estudantes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711477

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jadhy Bastos Russi de Pinna Vasconcelos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo