SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Presença familiar e aprendizado da criança da educação infantil

Autoria de: Fabrícia Pereira Delgado Duarte

Orientação de: Bárbara Cristina Heitor Silva

Presidente da banca: Bárbara Cristina Heitor Silva

Primeiro membro da banca: Lucas Anibal Faria Seabra

Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro

Palavras-chaves: Família, Escola, Parceria, Aprendizagem, Pesquisa bibliográfica.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Duarte, F. P. D. Presença familiar e aprendizado da criança da educação infantil. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A pesquisa bibliográfica cujo tema aborda a ??Presença familiar e aprendizado da criança da educação infantil?? teve como objetivo compreender a história da educação infantil e a relação com as famílias, levantar considerações importantes sobre os papéis da instituição escolar e da instituição família no processo e ensino-aprendizado das crianças, e refletir sobre como pode ocorrer as formas de participação entre as duas instituições estudadas. As crianças, que na antiguidade eram vistas como seres frágeis e desprovidas de direitos, hoje em dia ocupam um espaço importante na sociedade, são protegidas por leis e a elas são assegurados os direitos essências a vida incluindo a educação de qualidade. É função da família oferecer as crianças a educação primária ensinando os valores morais e éticos, para que respeitem o coletivo e a diversidade cultural. A escola cabe o dever de promover o ensino secundário formando indivíduos críticos e reflexivos para debater questões de ordem política, econômica e cultural. Assim,

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711491

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47700

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabrícia Pereira Delgado Duarte e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo