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Título: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS NA ATUAÇÃO NO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO E GESTÃO

Título alternativo: TEACHING IN BRAZILIAN PUBLIC HIGHER EDUCATION REFLECTIONS ON CHALLENGES IN EDUCATION-RESEARCH-EXTENSION AND MANAGEMENT

Autoria de: Cynthia de Oliveira

Orientação de: Josue Humberto Barbosa

Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa

Primeiro membro da banca: Edmar Batista

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: educação superior, docente, pesquisador, extensionista, gestor

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 23/06/2021

Data da publicação: 23/06/2021

Referência: Oliveira, C. d. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS NA ATUAÇÃO NO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO E GESTÃO. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A profissão docente no ensino superior em universidades públicas brasileiras gera o fascínio em muitas pessoas, seja pela profissão em si, que tem como objetivo a formação ¬profissional e acadêmica de qualidade de grande parcela da sociedade, seja pelo status que ela permite, seja pelas possibilidades de inserção na pesquisa, fomentada por órgãos públicos. Contudo, muitos professores não conseguem desempenhar as diferentes vertentes de sua profissão (professor, pesquisador e extensionista, e por vezes, gestor administrativo). O objetivo, com o presente trabalho, foi o de detectar, por meio de uma pesquisa histórico-bibliográfica, a partir da metodologia de análise de conteúdo sobre artigos científicos que abordam o presente e a realidade da profissão docente nas universidades públicas brasileiras, as dificuldades encontradas por esses professores para o equilíbrio de suas funções, bem como propor alternativas aos problemas encontrados. Detectou-se que os professores enfrentam inúmeras dificuldades relacionadas a não compreensão de que sua profissão integra três diferentes vertentes, as quais exigem equilíbrio entre as suas ramificações, uma vez que todas determinam a qualidade da educação superior. Identificaram-se aspectos negativos em relação à dedicação profissional, em especial lacunas na função do ensino, devido principalmente à falta de formação didático-pedagógica à valorização exacerbada da pesquisa, por seus produtos serem os mais avaliados ao adoecimento por excesso de trabalho e acúmulo de funções ao estresse endêmico, devido às pressões extremas exercidas em relação ao alcance de metas quantitativas por diversos setores (órgãos de fomento, sociedade e administração pública). Em conclusão, foi possível propor reflexões sobre possíveis alternativas, para que o professor consiga equilibrar com qualidade suas funções sem se sobrecarregar e ficar enfermo, contribuindo de forma real e efetiva para uma educação superior de qualidade no Brasil.

Abstract: The teaching profession in higher education in Brazilian public universities generates fascination in many people, whether by the profession itself, which aims to provide quality professional and academic training for a large portion of society, either by the status it allows, or by the possibilities insertion in research, promoted by public agencies. However, many teachers are unable to perform the different aspects of their profession (teacher, researcher and extensionist, and sometimes, administrative manager). The objective of this work was to detect, through a historical-bibliographic research, based on the methodology of content analysis on scientific articles that address the present and the reality of the teaching profession in Brazilian public universities, the difficulties found by these teachers to balance their functions, as well as to propose alternatives to the problems encountered. It was detected that teachers face numerous difficulties related to not understanding that their profession integrates three different aspects, which require balance between their ramifications, since all determine the quality of higher education. Negative aspects were identified in relation to professional dedication, especially gaps in the teaching function, mainly due to the lack of didactic-pedagogical training the exaggerated valuation of research, because its products are the most evaluated to illness due to overwork and accumulation of functions to endemic stress, due to the extreme pressures exerted in relation to the achievement of quantitative goals by various sectors (development agencies, society and public administration). In conclusion, it was possible to propose reflections on possible alternatives, so that teachers can balance their functions with quality without becoming overloaded and ill, contributing in a real and effective way to quality higher education in Brazil.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711499

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47716

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cynthia de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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