SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO EDUCADOR

Título alternativo: MUSIC IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND THE ROLE OF THE EDUCATOR

Autoria de: Cristiane Cristina Lemes Rezende

Orientação de: Bárbara Cristina Heitor Silva

Presidente da banca: Bárbara Cristina Heitor Silva

Primeiro membro da banca: Lucas Anibal Faria Seabra

Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro

Palavras-chaves: Música, Formação docente, Lei 11.67908, Educação Infantil, Desenvolvimento

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 27/06/2021

Data da publicação: 27/06/2021

Referência: Rezende, C. C. L. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO EDUCADOR. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O artigo trata sobre a música na educação infantil (EI), a importância da formação docente e sua ação pedagógica na área musical. A principal motivação da escolha do tema ocorreu através da observação reflexiva sobre a utilização da música nesta etapa da educação, as quais ocorreram ao longo de dez anos de trabalho da pesquisadora como monitora, indagando-se qual seria a formação necessária do docente na aplicação da música com intencionalidade pedagógica. Visto que, a música ainda é usada apenas como rotina e uso em momentos de descontração. Considerando-se a música, como algo marcante nesta etapa educacional, busca-se abordar o aspecto histórico de relação dessa com a educação, assim como compreender sua contribuição no ensinoaprendizagem, no desenvolvimento das crianças e nas aproximações culturais, sociais, criativas e afetivas e, os diversos benefícios cognitivos e de aprendizagem em sua formação integral. Visa-se por meio de pesquisa bibliográfica de autores que abordam o tema, dentre os quais Brito (2003) Bréscia (2003) Schafer (2011), Sekeff (2007) e Hortélio (2017), entre outros, além de documentos que balizam a EI e a Formação de Professores e pesquisas em portais de periódicos como ANPEd, CAPES e SciELO, levantar fatores relevantes acerca desta temática, relacionados às práticas pedagógicas desenvolvidas por professor unidocente e ou específico, investigando os desafios na formação inicial e continuada para o trabalho com a musicalização infantil.

Abstract: The article deals with music in early childhood education, the importance of teacher training and its pedagogical action in the musical area. The main motivation for choosing the theme was through the reflective observation on the use of music in this stage of teaching, which occurred over ten years of work by the researcher as a monitor, questioning what would be the necessary training of the teacher in Music application with pedagogical intent. Since then, music is still used only as a routine and used in moments of relaxation. Listening to music as something remarkable in this educational phase, we seek to address the historical aspect of its relationship with education, as well as understand its contribution to teaching learning, child and cultural, social, creative and affective development and the various cognitive aspects and learning. benefits in your training offer. It is guided through bibliographical research of authors who approach the subject, among which Brito (2003) Brescia (2003) Schafer (2011), Sekeff (2007) and Hortélio (2017), among others, in addition to documents that guide EI and Teacher Education and research in journal portals such as ANPEd, CAPES and SciELO, to raise relevant factors on the subject, related to pedagogical practices developed by a single teacher andor specific teacher, investigating the challenges of initial and continuing education for working with childrens music.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711501

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47681

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cristiane Cristina Lemes Rezende e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo