SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O Brincar como linguagem na Educação Infantil

Autoria de: Maria Cândida Carvalhais

Orientação de: Katia Batista Martins

Coorientação de: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

Presidente da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

Primeiro membro da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Segundo membro da banca: Katia Batista Martins

Palavras-chaves: Educação, Infantil, Brincar, Linguagem, jogo

Data da defesa: 18/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Carvalhais, M. C. O Brincar como linguagem na Educação Infantil. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: No cenário atual a Educação Infantil tem se mostrado uma forte aliada no processo de proporcionar as crianças um tempo com mais qualidade. Através dessa pesquisa busca-se compreender como o brincar se manifesta na Educação Infantil como forma de linguagem, para fundamenta-lo a partir de estudos específicos do brincar como campo de estudo, bem como as teorias pedagógicas ancoradas no brincar. O presente estudo foi elaborado buscando pensar um brincar mais qualitativo ás crianças já que as mesmas passam a maior parte do dia nas instituições escolares. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas realizadas na plataforma de periódicos de Zero a Seis, que envolvem o brincar como linguagem e como ele promove a produção de cultura. Assim, obteve-se um panorama da importância do brincar como linguagem, no qual essas podem ser produzidas em todo e qualquer espaço da escola. Dentro da brincadeira as crianças cooperam, socializam, refletem, decidem, criam, jogam, não somente reproduzem cultura adulta, mas atuam como sujeitos ativos na sociedade interpretando pensamentos e sentimentos de modo distinto para lidar com tudo que as rodeia.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711505

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47906

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Cândida Carvalhais e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo