SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E EXPERIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DO BEBÊ LEITOR

Autoria de: Alessandra Celeste Ferreira

Orientação de: Franciane Sousa Ladeira Aires

Presidente da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Primeiro membro da banca: Kátia Batista Martins

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Palavras-chaves: Bebês, Leitura, Literatura, Políticas Públicas, Educação Infantil

Data da defesa: 26/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 03/07/2021

Data da publicação: 03/07/2021

Referência: Ferreira, A. C. POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E EXPERIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DO BEBÊ LEITOR . 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO O presente trabalho tem como objetivo compreender quais as experiências na Educação Infantil contribuem para que bebês se constituam leitores. Além disso, busca-se compreender como a literatura infantil possibilita a constituição de leitores na Educação Infantil e como as políticas públicas contribuem para a formação de bebês leitores. Pretende-se refletir o contexto da Educação Infantil e suas especificidades no que diz respeito às práticas de leitura com bebês, bem como analisar livros classificados para essa faixa etária. A composição metodológica pautou-se pela pesquisa bibliográfica, com ênfase na análise documental do Caderno 4 do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, intitulado ????Bebês como leitores e autores???? e dos livros classificados para bebês disponibilizados pelo programa do governo federal ????Conta pra Mim????. A análise dos dados nos aponta para a importância da leitura e da literatura nessa etapa da educação para o desenvolvimento integral dos bebês e para fragilidade das políticas públicas que podem contribuir para a formação de bebês leitores, além de destacar quais livros contribuem para a ampliação da leitura de mundo do bebê de forma significativa. Mais do que apenas mostrar o livro para o bebê, é preciso possibilitar o envolvimento desse com o mundo da leitura e da literatura, para que possamos vislumbrar a formação integral desses pequenos leitores.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711507

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47849

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Alessandra Celeste Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo