SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA

Autoria de: Vanderlei Aparecido de Oliveira

Orientação de: Marcos Roberto Amorim

Presidente da banca: Marcos Roberto Amorim

Primeiro membro da banca: Bárbara Cristina Heitor Silva

Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro

Palavras-chaves: Educação, Família, Escola, Relação, Criança.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Oliveira, V. A. d. A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Família e a escola são fontes propulsoras que devem se correlacionar no processo de construção do conhecimento, do desenvolvimento e da formação da criança. Viu-se a necessidade de pensar a importância dessa relação e quais são seus respectivos papéis no processo de ensino-aprendizagem, da formação e do desenvolvimento pleno da criança. Com objetivo de enfatizar a importância da relação família e escola em função do desenvolvimento integral da criança, a metodologia parte da pesquisa bibliográfica frente à revisão de literatura na qual relaciona e avalia o conhecimento produzido em pesquisas prévias, destacando-se conceitos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes ao trabalho realizado. Contempla-se autores e ideias relevantes à temática - Polonia e Dessen (2007), Nogueira (2006), Fukuda (2013), Cozer (2003), Costa et al (2019) documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs2013), o Plano Nacional de Educação (PNE2014), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN1997). Para além, dialoga-se com a temática a partir do pensamento da pesquisadora Maria Malta Campos e de outros autores demasiadamente importantes à investigação da ação quanto ao indivíduo criança na relação família-escola. Conclui-se, falta efetiva dialógica, de parcerias, e necessários aprofundamentos científicos que ressaltem as teorias ávidas em função da prática melhorada para que haja de fato uma graduação devida à importância da temática Família e Escola e, para que, se volte então os olhares atentos à necessidade extremamente essencial de uma relação eficaz, consistente e priorizada em virtude da formação e desenvolvimento pleno da criança - sua integralidade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711508

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47896

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vanderlei Aparecido de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo