SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A importância da participação da família na gestão democrática no contexto escolar.

Título alternativo: The importance of family participation in democratic management in the school context.

Autoria de: Rejeane Aparecida Rodrigues

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Neiva Aparecida Dutra

Segundo membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela

Palavras-chaves: Gestão, democrática, escola, família, educação

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Rodrigues, R. A. A importância da participação da família na gestão democrática no contexto escolar.. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender a construção de políticas educacionais comprometida na formação do indivíduo, não se tratando apenas da função do gestor, mas envolver todos os indivíduos inseridos no âmbito educacional, principalmente as famílias e a comunidade. A metodologia aplicada neste trabalho foi a de pesquisa bibliográfica, sendo as buscas realizadas no Portal Capes, livros de autores simpatizantes com o tema, documentos legais tais como Constituição Federal (CF, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996) e o Plano Nacional da Educação (PNE). Foram selecionados vinte e quatro trabalhos, através da análise de conteúdo realizado por categorização (Bardin, 2011), entre os anos de 2007 a 2020, com descritores definidos família, escola e gestão democrática, realizada buscas no Portal Capes. Os resultados apontaram que a gestão democrática supera desafios, é o fator determinante na reconstrução de um novo modelo de educação. Concluindo assim que, a gestão democrática é relevante

Abstract: This work aims to understand the construction of educational policies committed to the formation of the individual, not only dealing with the role of the manager, but involving all individuals inserted in the educational field, especially families and the community. The methodology applied in this work was that of bibliographic research, with searches carried out on the Capes Portal, books by authors sympathetic to the theme, legal documents such as the Federal Constitution (CF, 1988), the Law of Directives and Bases of Education (LDB, 1996) and the National Education Plan (PNE). Twenty-six works were selected, selected by content analysis carried out by categorization (Bardin, 2011), between the years 2007 to 2020, with defined descriptors family, school and democratic management, searches on the Capes Portal. The results showed that democratic management overcomes challenges, it is the determining factor in the reconstruction of a new model of education. Thus concluding that, democratic management is relev

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711509

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47832

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rejeane Aparecida Rodrigues e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo