SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autoria de: Taylise Peixoto Ometto Silverio

Orientação de: Joelma dos Santos Bernardes

Presidente da banca: Joelma dos Santos Bernardes

Primeiro membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela

Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

Palavras-chaves: Desenvolvimento, Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil, Motricidade, Psicomotricidade

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 10/06/2021

Data da publicação: 10/06/2021

Referência: Silverio, T. P. O. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O estudo tem como objetivo descrever a importância da contribuição da psicomotricidade na educação infantil para o desenvolvimento da criança, verificando a relevância desta prática na aprendizagem e evolução do aluno. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e a partir dela foi realizado como procedimento metodológico uma revisão da literatura seguido da análise de conteúdo. O referencial teórico adotado fundamenta-se no aparato de diversos autores, tais como Velasco (1996), Fonseca (1995) e Le Boulch (1985). A criança pequena deve observar e constatar os limites, movimentos e funções de seu próprio corpo, pois nesta fase ela está construindo sua imagem corporal e descobrindo a si mesma. Desta forma, o desvendar do corpo e do espaço deve ser incentivado na escola, visando a formação da identidade e autonomia de cada um. Os resultados encontrados apontam que aliar a psicomotricidade nas atividades diárias das aulas pode obter uma excelente repercussão na construção de conhecimentos dos alunos. Conclui-se que a psicomotricidade é um recurso facilitador na obtenção de aprendizagens, estimulando o desenvolvimento de capacidades afetivas, cognitivas e motoras ao longo do processo educacional, em prol de uma formação completa e saudável.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711511

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47708

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Taylise Peixoto Ometto Silverio e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo