SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM CRECHE

Autoria de: Liziani de Castro Almeida

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Neiva Aparecida Dutra

Segundo membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vieira

Palavras-chaves: Desenvolvimento infantil, Creches, Fatores, Cognitivo, Motor

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Almeida, L. d. C. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM CRECHE. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A forma que o educador interage e lida com os processos de aprendizagem na creche está diretamente ligada ao desenvolvimento infantil. Esta revisão parte do pressuposto de que a creche e seu ambiente pode influenciar no desenvolvimento cognitivo e motor infantil uma vez que esse processo de maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva são desenvolvidos na faixa etária da educação infantil. Assim, considerando o aumento de crianças que frequentam creches, podemos nos perguntar quais são os fatores que podem influenciar no desenvolvimento psicomotor de crianças que frequentam a creche? Para responder a este questionamento foi realizada uma revisão bibliográfica para que fossem mapeados os fatores que possivelmente influenciam no desenvolvimento da criança. A busca foi realizada entre agosto e setembro de 2020, com os critérios de busca estabelecidos foram encontrados 21 artigos no portal capes e 8 no portal Scielo, estes foram selecionados a partir do título, resumo e tipo de literatura, p

Abstract: The way in which the educator interacts and deals with the learning processes in the day care center is directly linked to child development. Can daycare centers and their environment influence childrens cognitive and motor development? Since this neurological, behavioral, cognitive, social and affective maturation process are developed in the early childhood age group. Considering the increase in children attending daycare centers, we can ask ourselves which factors can influence the psychomotor development of these children who attend daycare centers, for this we use resources and strategies to select articles from the scielo platform and caps and map the factors that possibly influence this development, we survey which methods are used to measure development and describe the results found in these studies. We observed that there are many factors that can help or hinder the good development of children, these are not only linked to activities and routines in daycare centers, but also to extrinsic factors a

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711513

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47828

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Liziani de Castro Almeida e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo