SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Ideias para adiar o fim do mundo Significantes sustentáveis para uma educação ambiental crítica

Autoria de: Paulo Eduardo de Oliveira Sousa

Orientação de: Josue Humberto Barbosa

Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa

Primeiro membro da banca: Edmar Batista

Segundo membro da banca: Júlio Resende Costa

Palavras-chaves: Educação, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Significação Sustentável, Ecocêntrismoo

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 26/06/2021

Data da publicação: 26/06/2021

Referência: Sousa, P. E. d. O. Ideias para adiar o fim do mundo Significantes sustentáveis para uma educação ambiental crítica. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O tema da natureza está na ordem do dia, preocupação ecológica tanto em chave científico-ambiental quanto humanismo-religiosa. A questão ambiental envolve toda sorte de problemas. Toda a história e toda a educação são feitas, produzidas, construídas no presente, presente esse, histórico-educacionalmente construído. Assim sendo, todas essas significações construídas, em diferentes tempos e lugares, constituem o presente e, assim, são, portanto, significações rivais atuantes na realidade em que vivemos ???? os diferentes pontos de vista em conflito. Sendo assim, os pontos de vista, socialmente dominantes, são os que determinam as significações dominantes sobre o meio ambiente. Por isso, a importância de uma Educação Ambiental Crítica, que coloque em contraponto essas significações, um programa crítico-coerente, em busca de novas sínteses significantes, para proporcionar significados sustentáveis. Para o desenvolvimento desse objetivo, realizamos a pesquisa documental, a análise e a interpretação de textos sobre projetos de Educação Ambiental e a bibliográfica, sistematizando os principais conceitos para uma Educação Ambiental Crítica, suas bases e propostas para a formação de professores da Educação Básica.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711515

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47841

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo Eduardo de Oliveira Sousa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo