SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Título alternativo: THE INFLUENCE OF AFFECTIVITY IN THE DEVELOPMENT OF THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN THE CONTEXT OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autoria de: Jane Alves de Oliveira

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Neiva Aparecida Dutra

Segundo membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela

Palavras-chaves: Educação Infantil, Afetividade, Relação professor estudante, Desenvolvimento, Ensino Aprendizagem.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Oliveira, J. A. d. A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO A afetividade é indissociável ao processo de ensino aprendizagem. A afetividade e inteligência se misturam, e uma necessita da outra para evoluir, visto que o fortalecimento das relações afetivas entre professor-estudante é um elemento essencial para um melhor rendimento escolar. Portanto, ser professor frente a seu estudante, com ou sem dificuldades de aprendizado, reforça a importância de se estabelecer vínculos afetivos e estímulos motivacionais capazes de criar uma atmosfera que favoreça a aprendizagem, uma vez que o estudante se encontra em ambiente propício e favorável a este aprendizado. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica, e o aporte teórico se desenvolveu com base nas teorias de Jean Piaget e Henri Wallon, que buscam identificar aspectos dessa relação na educação infantil e suas contribuições para o crescimento do indivíduo. Partindo do pressuposto de que a capacidade do professor de estabelecer um vínculo afetivo com seu estudante, certamente contribuirá para seu sucesso esco

Abstract: ABSTRACT Affection is an indissoluble device to the teaching-learning process. Affection and intelligence are mixed, and one needs other to evolve, seeing that the strengthening of affective relationships between teacher and student is an essential element for a higher learning performance. Therefore, the role of being a teacher towards his student, with or without learning difficulties, reinforces the importance of establishing affective bonds and motivational stimulus creating an atmosphere that favors learning, once the student is in an favorable environment to this learning. The chosen methodology was a research based on bibliographic studies, based on the theories of Jean Piaget and Henri Wallon, which seeks to identify aspects of this relationship in early childhood education and their contributions to the growth of the individual, based on the assumption that a teacher capable of establish an affective bond with your student will certainly contribute to your academic success and the development of you

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711520

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47797

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jane Alves de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo