SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: AS INTERAÇÕES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENHO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Dayse de Carvalho Costa

Orientação de: Franciane Sousa Ladeira Aires

Presidente da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Primeiro membro da banca: Kátia Batista Martins

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Palavras-chaves: Desenho Infantil, Linguagens da criança, Interações, Educação Infantil, Desenvolvimento Integral

Data da defesa: 26/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 02/07/2021

Data da publicação: 02/07/2021

Referência: Costa, D. d. C. AS INTERAÇÕES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENHO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Pretende-se nesta pesquisa discutir como as interações sociais na Educação Infantil influenciam o desenho de crianças de 4 a 5 anos de idade, bem como verificar e compreender as contribuições e especificidades do desenho infantil. O desenho é uma linguagem infantil que permite a criança se expressar, comunicar e interagir. Tudo aquilo que ela carrega dentro de si, por meio de uma voz interior que é capaz de falar em silêncio, dando significado aos seus traçados. Apresenta-se uma reflexão, fundamentada na fala de Derdyk sobre os aspectos acerca do desenho, entre outros autores, como Monteiro, Zerbato, Lacerda, Gusmão, Gouvêa, Fontes, traçando suas principais abordagens sobre o desenho infantil, interação e linguagem, assim como as legislações vigentes que envolvem a criança e a Educação Infantil. Portanto, o estudo valeu-se do método de pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, fazendo investigações sobre as linguagens da criança, o desenho infantil e as interações sociais, em artigos científicos publicados na base Scielo. Ao final desta pesquisa, a partir das publicações selecionadas e estudadas para a composição bibliográfica, os dados analisados apontam para a importância das interações sociais como recurso na proposição de desenhos das crianças da Educação Infantil, que contribuem para o desenvolvimento integral infantil. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para a prática docente proporcionando ao profissional que atua nessa faixa etária um novo olhar para o desenho na Educação Infantil.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711522

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47852

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Dayse de Carvalho Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo