SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Escola e Família Que instituições são estas no século XXI

Autoria de: Daniela Christina Barros

Orientação de: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Presidente da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Primeiro membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Segundo membro da banca: Edinéia Gonçalves do Nascimento Silva

Palavras-chaves: Instituições Sociais, Escola, Família, Relação, Século XXI

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Barros, D. C. Escola e Família Que instituições são estas no século XXI. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação família e escola frente aos desafios do século XXI. A proposta metodológica abordou o tema através da pesquisa bibliográfica por meio da revisão de literatura com o auxílio de artigos científicos. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de propor discussões sobre o assunto em questão, pois ele tem grande relevância no âmbito social e a partir dela é possível compreender melhor como a interação escola e família acontece e como a escola busca esse contato e acolhimento diante das famílias na contemporaneidade. Este trabalho teve como foco pesquisar como as duas instituições estão lidando em relação às novas configurações familiares, apresentar um breve conceito de família e suas múltiplas organizações, as contribuições da escola na formação do sujeito e os seus desafios frente à atualidade. As formas como a escola acolhe e enfrenta a entrada dessas novas configurações familiares no ambiente escolar podem contribuir para que o respeito e empatia estejam presentes e o preconceito e a discriminação não tenham espaço. De acordo com a pesquisa, ainda é possível perceber uma dificuldade de a escola promover ações que incluam essas famílias de modo que as mesmas se sintam acolhidas e parte integrante da referida instituição.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711524

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47835

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daniela Christina Barros e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo