SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Gestão Escolar Democrática A importância da gestão escolar para a qualidade da educação.

Autoria de: Maria das Dores Mendes

Orientação de: Ana Paula Coelho Silva

Presidente da banca: Ana Paula Coelho Silva

Primeiro membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Segundo membro da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Palavras-chaves: Gestão democrática, Projeto político Pedagógico, Qualidade da Educação, Democratização, Sociedade.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 06/07/2021

Data da publicação: 06/07/2021

Referência: Mendes, M. d. D. Gestão Escolar Democrática A importância da gestão escolar para a qualidade da educação.. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO No mundo contemporâneo e numa sociedade globalizada em que vivemos, a gestão escolar democrática é um importante instrumento para a melhoria da qualidade da educação. O presente trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a importância da participação ativa de todos envolvidos no processo educacional e o papel do gestor nesse contexto. No decorrer do artigo, conceitua-se a gestão democrática, apresenta-se aspectos legais que embasam a gestão democrática e suas dimensões, ressalta-se os principais desafios encontrados pelo gestor no desenvolvimento do seu trabalho e atribui-se a importância e a relevância do Projeto Político Pedagógico para a melhoria dos resultados educacionais. Para isso, se fez necessário realizar uma pesquisa bibliográfica e documental, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Libâneo (2004,2008 e 2017), Lück (2000 2009 e 2011), Penin (2001), Collioni (2013) entre outros, são autores que participam do diálogo. O resultado da pesquisa aponta que a gestão demo

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711526

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47680

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria das Dores Mendes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo