SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Pedagogia Social Impactos, Projetos e Inserção em Educação não Formal

Autoria de: Sheila Berrocal Fonseca

Orientação de: Josue Humberto Barbosa

Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa

Primeiro membro da banca: Edmar Batista

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: Pedagogia Social, Educação não formal, Oficinas culturais, Espaço não formal, Contraturno

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Fonseca, S. B. Pedagogia Social Impactos, Projetos e Inserção em Educação não Formal. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo analisa a Pedagogia Social no âmbito da Educação não formal, com o objetivo de conhecer os impactos de experiências ocorridas em programas desenvolvidos sob o ponto de vista da inserçãoinclusão social. Essas análises são realizadas através de uma pesquisa no repositório da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, instituição que possui diversos estudos na área sobre experiências de educação em espaços não formais que ocorreram em municípios do Rio Grande do Sul. O referencial teórico utilizado para essas análises é a Pedagogia Sócio-histórica de Paulo Freire, Pedagogia Crítica que denuncia a educação bancária e propõe uma educação que rompa os muros escolares. Dessa forma, este artigo também procura identificar estes ambientes fundamentais para a ampliação do repertório cultural em processos de ensino-aprendizagens. Em conclusão, investiga metodologias de ensino utilizadas em projetos sociais e educacionais, sistematiza dados e tece uma análise com a aspiração de compreender o impacto social destas ações, propondo outras formas de inserção da pedagogia social em ambientes formais e não formais. E finalmente propõe elementos para a construção de programas de educação não formal.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711527

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47845

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sheila Berrocal Fonseca e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo