SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO CONCEITOS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DESSA PRÁTICA

Autoria de: Giseli Rodrigues da Silva Moura

Orientação de: Diego Carlos Pereira

Presidente da banca: Diego Carlos Pereira

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues

Palavras-chaves: Educação, Interdisciplinaridade, História, Conceito, Evolução

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Moura, G. R. d. S. INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO CONCEITOS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DESSA PRÁTICA. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Pensando na prática pedagógica e nos desafios que acercam a apropriação das várias possibilidades educacionais, o presente trabalho tem por finalidade analisar as contribuições históricas e teóricas da interdisciplinaridade no Brasil, buscando compreender como essa ação evoluiu ao longo da história e identificando os desafios para a sua efetivação. Esse estudo terá como alicerce teórico as obras dos autores Ivani Fazenda (1995, 2011), Hilton Japiassu (1976), Galdêncio Frigotto (1995), Olga Pombo (1994), Edgar Morin (2000, 2003) e Paulo Freire (1996), referenciados como grandes influenciadores da interdisciplinaridade no país. Através desses autores e pesquisadores observa-se que não existe um único conceito que determine a interdisciplinaridade, porém a essência da definição aproxima-se como o diálogo e cooperação entre os diferentes sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Para o aprofundamento do assunto será utilizado a ferramenta Pesquisa Bibliográfica com objetivo de conhecer a literatura já existente, onde observa-se que, desde seu início, a interdisciplinaridade na educação encontrou resistência e receio devido ao conhecimento reduzido referente a sua utilização. Na contemporaneidade, sua utilização contribui para os saberes docentes respondendo as necessidades atuais da educação, baseadas no diálogo permanente com outros conhecimentos. As investigações feitas nesse documento manifestam que as abordagens sobre a interdisciplinaridade não são recentes e que o desenvolvimento de uma consciência interdisciplinar está em processo de desenvolvimento contínuo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711535

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47860

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giseli Rodrigues da Silva Moura e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo