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Título: A inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil uma revisão sistemática

Autoria de: Paula Alves de Lima

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Joseli Aparecida Fernandes

Segundo membro da banca: Breno Alvarenga Almeida

Palavras-chaves: Autismo, Inclusão, Atendimento Educacional Especializado, Professor Regente, Professor de apoio

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Lima, P. A. d. A inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil uma revisão sistemática . 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo trata sobre a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) no ensino regular e tem como objetivo buscar entender o processo de ensino aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autistas na educação infantil a partir das estratégias utilizadas pelo professor regente na sala de aula. A pesquisa é de caráter quanti-qualitativo e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a partir da elaboração de um protocolo que teve como base de busca a plataforma Google Acadêmico, o idioma português, os descritores de busca foram estratégias, professor regente, processo de ensino-aprendizagem, Espectro Autista e Educação Infantil, com o operador booleano AND. A data dos estudos foram entre 2018 e 2020 e os tipos de estudo foram artigos, TCC, teses e dissertações. Foram encontrados 121 trabalhos destes 31 foram selecionados e após uma análise mais profunda, levando em consideração a introdução, metodologia e considerações finais dos textos pesquisados foram selecionados 16 trabalhos. Foi realizada a categorização do material encontrado nos textos em oito tópicos (I) educação inclusiva, (II) educação infantil, (III) as práticas pedagógicas, (IV) o Atendimento Educacional Especializado (AEE), (V) as características das escolas de ensino regular para o acolhimento do estudante com Transtorno do Espectro Autista, (VI) o papel do professor regente, (VII) atuação do professor de apoio e a (VIII) tecnologia assistiva no processo de inclusão. Ao final da discussão de cada categoria, pode-se concluir que para a real inclusão da criança autista no ensino regular é necessário que se vença vários obstáculos, é preciso que a escola promova uma educação igualitária e de qualidade, não apenas com adaptações físicas é preciso que seja desenvolvida estratégias para que os alunos com TEA tenham as mesmas oportunidade, o professor deve promover uma educação de todos para todos, respeitando a individualidade de cada aluno, deve estar aberto a adaptações das atividades sempre que necessário, e sobretudo promover a autonomia desse aluno, outro aspecto que se destaca é a falta de conhecimento sobre o assunto.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711540

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47822

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paula Alves de Lima e Universidade Federal de Lavras

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