SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A PRÁTICA DAS GRANJINHAS EM IBIRITÉ INTERFACES DO MÉTODO DE PROJETOS

Autoria de: Pedro Henrique Oliveira Guimarães

Orientação de: Gustavo de Oliveira Andrade

Presidente da banca: Gustavo de Oliveira Andrade

Primeiro membro da banca: Vívian Ariane Barausse de Moura

Segundo membro da banca: Warlley Ferreira Sahb

Terceiro membro da banca: Liliane Henrique Torres

Palavras-chaves: Método de Projeto, Educação rural, Granjinhas escolares, Educação integral, Intercâmbios.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Guimarães, P. H. O. A PRÁTICA DAS GRANJINHAS EM IBIRITÉ INTERFACES DO MÉTODO DE PROJETOS. 2021. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: As ??Granjinhas?? escolares da Fazenda do Rosário, Ibirité, Minas Gerais, foram práticas desenvolvidas pela psicóloga e professora Helena Antipoff (1892-1974). As Granjinhas foram desenvolvidas desde 1957 junto às práticas pedagógicas dos cursos de formação de especialistas em educação rural do Instituto Superior de Educação Rural ?? ISER. As práticas tinham por objetivo vivenciar o cotidiano rural no currículo dos cursos de aperfeiçoamento, realizavam-se atividades de diferentes saberes em terrenos para plantios e instalação de viveiros. Por meio da análise e triangulação de fontes sobre o tema, encontradas no Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff?? CDPHA jornais institucionais, como o Mensageiro Rural diários de ex-alunos publicações do ISER etc., bem como da publicação que explicita o Método de Projeto de Willian Heard Kilpatrick (1871- 1965), buscou-se tecer relações entre a proposta pedagógica das Granjinhas e a metodologia de projetos, divulgada no Brasil no início do século XX. Investigou-se

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711542

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47905

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Henrique Oliveira Guimarães e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo