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Título: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Diany Gonçalves Pereira Brito

Orientação de: Thiago Lemes de Oliveira

Presidente da banca: Thiago Lemes de Oliveira

Primeiro membro da banca: Ludmila de Oliveira Amaral

Segundo membro da banca: Aline Fernandes Melo

Palavras-chaves: Educação, Física, Inclusiva, Educação, Regular

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Brito, D. G. P. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A inclusão do aluno com deficiência no ensino regular, por si, é um desafio. Quando se trata da Educação Física, por se tratar de uma disciplina que envolve diretamente atividades corpóreas, esse desfio é ainda maior, sobretudo considerando-se uma difundida falta de preparo dos professores. O presente estudo objetivou identificar como se dá o processo inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas públicas regulares brasileiras, e focou em responder sobre como se sentem os professores de educação física quanto ao seu preparo para receber alunos com deficiência, e o que uma escola precisa para ser considerada inclusiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica cronológica, a fim de se discutir quanto à realidade da inclusão e as dificuldades em se incluir alunos com deficiência em aulas de educação física. Ficou perceptível insuficiência na formação docente para aptidão frente à Educação Física Inclusiva, e que, embora exista uma evolução em produções acadêmicas e no volume de abordagens do assunto, os professores ainda se sentem despreparados para esse exercício. A experiência docente se mostrou importante, assim como o papel da gestão e as limitadas e pontuais iniciativas que podem ser exemplos de metodologia e estratégias. Foram apresentados exemplos bem-sucedidos envolvendo a comunicação, o uso de materiais alternativos, jogos, a adoção da informação como ferramenta de mobilização familiar e social no sentido de obter recursos, e dinâmicas elaboradas para proporcionar ambientes atrativos ao aluno com deficiência.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711544

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47915

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Diany Gonçalves Pereira Brito e Universidade Federal de Lavras

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