SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Violência na Escola

Título alternativo: Violence at School

Autoria de: Mariana Keren Tostes

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Neiva Aparecida Dutra

Segundo membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela

Palavras-chaves: Escola, violência escolar, causas da violência, prevenção, intervenção.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Tostes, M. K. Violência na Escola. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo tem por finalidade, apresentar as causas das violências provenientes no âmbito escolar, tentando assim, achar respostas para que tanto professores, alunos e comunidade escolar, possam se resguardar e encontrar caminhos para lidar com essa situação. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa onde foram identificadas as seguintes categorizações (I) tipos de violência, (II) definições, (III) a violência sobre o olhar do professor, (IV) a violência sobre o olhar do aluno, (V) prevenção, (VI) intervenção, (VII) currículo, (VIII) papel da escola, (VIV) papel da família, (X) papel da sociedade e (XI) consequências. Seguindo essa lógica das categorizações, ancorada na teorização de análise de conteúdo de Bardin (2011), foram encontrados alguns subsídios que irão auxiliar-nos nas tomadas de decisões e nas ações de enfrentamento frente a esse desafio que tanto docentes, alunos e toda a comunidade de modo geral enfrentam em seu dia a dia escolar. De modo que a escola possa voltar a ser um ambiente

Abstract: The purpose of this article is to present the causes of violence from the school context, thus trying to find answers so that teachers, students and the school community can protect themselves and find ways to deal with this situation. It is a qualitative research in which the following categorizations were identified (I) types of violence, (II) definitions, (III) violence over the eyes of the teacher, (IV) violence over the eyes of the student, (V) prevention, (VI) intervention, (VII) curriculum, (VIII) role of the school, (VIV) role of the family, (X) role of society and (XI) consequences. Following this logic of categorizations, anchored in the content analysis theorization by Bardin (2011), some subsidies were found that will assist us in decision making and in coping actions in the face of this challenge that both teachers, students and the whole community in general they face in their day-to-day school. So that the school can again become an environment for the acquisition of knowledge and a culture of

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711545

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47843

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mariana Keren Tostes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo