SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: DIÁLOGOS SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA ÓTICA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autoria de: Veridiana Pádua Lopes Santos

Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira

Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas

Palavras-chaves: Pedagogia de projetos, aprendizagem significativa, currículo, ensino, aprendizagem

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 24/06/2021

Data da publicação: 24/06/2021

Referência: Santos, V. P. L. DIÁLOGOS SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA ÓTICA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO A pedagogia de projetos pode ser entendida como um jeito diferente de ensinar e aprender. Nasce das necessidades dos alunos, da escola e também da comunidade. Busca propiciar uma aprendizagem significativa por meio do aprender fazendo, interação e contextualização de problemas. O objetivo da pesquisa é apresentar as consequências do uso da pedagogia de projetos como metodologia de ensino na educação básica. A partir disso, relatar uma experiência em uma escola particular da cidade de Perdões-MG, que utiliza essa forma de ensinar como estímulo ao processo da aprendizagem dos estudantes da educação infantil ao ensino médio. Além disso, identificar conceitos, como currículo e aprendizagem significativa, que estão diretamente relacionados à pedagogia de projetos. Os processos metodológicos foram baseados em pesquisas bibliográficas e no relato de experiência. Com o trabalho, foi possível perceber que a pedagogia de projetos se revela como uma alternativa de romper com a transmissão de conhecimentos pront

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201711546

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47691

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Veridiana Pádua Lopes Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo