SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Interação Educadora e Criança no Momento do Banho contribuindo com o desenvolvimento de forma mais ampla.

Autoria de: Elaine Cristina da Silva

Orientação de: Andresa Helena de Lima

Presidente da banca: Andrêsa Helena de Lima

Primeiro membro da banca: Silmara Aparecida dos Santos

Segundo membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Palavras-chaves: Banho, educadora, criança, desenvolvimento, educação infantil

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 01/07/2021

Data da publicação: 01/07/2021

Referência: Silva, E. C. d. Interação Educadora e Criança no Momento do Banho contribuindo com o desenvolvimento de forma mais ampla.. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância de intencionalidade por parte da educadora na hora do banho, no sentido de considerar a relevância desse momento para a criança, mais especificamente, na faixa etária de zero a dois anos. Busca-se, por meio de pesquisa bibliográfica, levantar aspectos relevantes a respeito do tema, a fim de relacionar os aspectos positivos da interação educadora-criança, considerando-se a importância de empenho em transcender o mecanicismo muitas vezes característico desse momento, propiciando à criança se tornar, cada vez mais, participante ativo no seu processo de desenvolvimento. Como referencial teórico fundamentou-se em Carvalho (2003), Araújo (2017), Albuquerque e Oliveira (2018), dentre outros, além de considerações de Emmi Pikler, uma pediatra austríaca, referência mundial em atenção educativa e cuidados para profissionais que trabalham com crianças de zero a três anos. Tenciona-se, que o momento do banho seja considerado em sua relevância, por educadoras

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712033

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47811

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Elaine Cristina da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo