SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA PARA AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autoria de: Gabriela Manuelina Chagas

Orientação de: Diego Carlos Pereira

Presidente da banca: Diego Carlos Pereira

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Kátia Batista Martins

Palavras-chaves: Educação, lúdico, jogos, alfabetização, aprendizagem

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 22/06/2021

Data da publicação: 22/06/2021

Referência: Chagas, G. M. AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA PARA AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Tendo em vista que a dificuldade de aprendizagem é recorrente no ensino básico, pesquisa-se sobre os jogos como metodologia de ensino para a superação das dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura, a fim de compreender as potencialidades dos jogos para aquisição de leitura para as crianças com dificuldade de aprendizagem. Utilizamos as contribuições de Kishimoto (2010), Sant????????????????ana (2011), Soares (2005) e Duarte (2011). Para tanto, objetivamos descrever conceitualmente e historicamente a importância do jogo como instrumento educativo analisar os conceitos de dificuldade de aprendizagem refletir sobre as contribuições dos jogos para a aquisição da leitura. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica fundamentada em Gil (2002) e Lima Mioto (2007). Diante disso, verifica-se que o lúdico é utilizado por diversas culturas desde o século XIII e XVI, sendo importante para transmitir ensinamentos. As dificuldades de aprendizagem são comuns no processo de alfabetização, portanto, a utilização dos jogos e das brincadeiras como estratégias de ensino contribui para a superação dos problemas. O processo de alfabetização e letramento envolve estratégias e o lúdico auxilia o ensino-aprendizado. O que implica na constatação de que os jogos e as brincadeiras são estratégias significativas para auxiliar na aquisição de leitura, além de propiciar o desenvolvimento integral da criança, possibilitando a criatividade, a imaginação, o pensamento e a autonomia. Assim, trazendo benefícios para educação e possíveis superações das dificuldades no processo de ensino.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712034

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47695

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriela Manuelina Chagas e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo