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Título: CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Jéssica Donizetti da Costa

Orientação de: Edineia Gonçalves do Nascimento Silva

Presidente da banca: Edinéia Gonçalves do Nascimento Silva

Primeiro membro da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: Educação Infantil, Afetividade, Desenvolvimento Infantil, Ensino, Aprendizagem

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Costa, J. D. d. CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: De acordo com minha experiência na educação infantil observei que, grande parte das crianças que frequentam a creche, permanecem o período integral dentro da instituição e, por conseguinte, convivem a maior parte do seu dia com os colegas, professores e funcionários que atuam nesse ambiente. Fora do círculo familiar, a escola é o primeiro agente socializador da criança e exerce grande influência em sua formação servindo como referencial para o seu crescimento e ampliando as oportunidades de construção de novos conhecimentos, mas, para alcançar esses objetivos, a escola precisa criar um estabelecimento com relações saudáveis e de qualidade onde a criança se sinta segura e acolhida. Pensando nesse grande papel da educação infantil, para as crianças que frequentam essas instituições diariamente, esse trabalho buscou estudar o papel da afetividade no desenvolvimento infantil e entender sua importância nas relações entre professor e aluno na educação infantil. Para isso, usou-se como metodologia um estudo de cunho bibliográfico buscando um alicerce teórico baseado principalmente na teoria de desenvolvimento infantil de Henri Wallon a partir das leituras de Isabel Galvão (2014), Abigail Alvarenga Mahoney e Laurinda Ramalho de Almeida (2007, 2010 e 2012) e Patrícia Junqueira Grandino (2010). Considera-se que a afetividade precisa estar presente em todas as decisões a serem tomadas pelo professor, sendo que as mesmas produzirão nas crianças impactos positivos ou negativos. Trata-se, portanto, de um fator fundamental nas relações que se estabelecem na educação infantil para o desenvolvimento integral das crianças e para a qualidade do ensino e aprendizagem.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712036

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47670

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jéssica Donizetti da Costa e Universidade Federal de Lavras

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