SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: NARRATIVAS DE UM PROFESSOR SURDO EM TEMPOS DE COVID-19 VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autoria de: Sayra Andrade de Souza Melo

Orientação de: Erica Alves Barbosa

Presidente da banca: Érica Alves Barbosa

Primeiro membro da banca: Bruna Cury de Barros

Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Palavras-chaves: Professor, Surdo, Narrativas, Formação de Professores, Educação de Surdos

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 06/07/2021

Data da publicação: 06/07/2021

Referência: Melo, S. A. d. S. NARRATIVAS DE UM PROFESSOR SURDO EM TEMPOS DE COVID-19 VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2021. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Considerando que o trabalho com alunos surdos vem sendo um assunto relevante e de constante luta ao longo dos anos e que, atualmente passou por diversas mudanças e desafios com a pandemia do Covid-19, esta pesquisa visa analisar e conhecer o trabalho realizado por um professor surdo experiente na educação de surdos no contexto da pandemia.. Assim, a partir do olhar de um profissional da educação de surdos buscamos conhecer as reais possibilidades e os desafios encontrados no ensino remoto de surdos. Para este propósito realizamos uma pesquisa qualitativa com fontes narrativas por meio de uma entrevista biográfica. Após a análise foi possível compreender que ainda se faz necessária a disponibilidade de cursos e outras estratégias de formação para que os profissionais sejam capacitados para utilização das tecnologias que são necessárias no ensino remoto atualmente. Ainda, que no ensino de surdos temos algumas questões desafiadoras, que sofreram grande impacto com o ensino remoto, a relação interpessoal do contato entre mim e o outro, a comunicação entre escola-família e professor-aluno. Por outro lado, a adaptação de alguns profissionais da educação com relação ao ensino remoto, a criação de vídeos e materiais pedagógicos acessíveis, e o comprometimento pelo ensino independente das circunstâncias são potencialidades que têm feito a diferença em tal ensino. Por fim, esse estudo aponta os desafios e as possibilidades reais que podem subsidiar novas propostas pedagógicas em benefício da educação de surdos e, por sua vez, auxiliar os profissionais da educação que venham a enfrentar situações similares as do professor entrevistado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712037

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47950

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sayra Andrade de Souza Melo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo