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Título: A Inclusão na Educação Infantil Maiores Desafios

Autoria de: Maria Natalia Teixeira Gambogi

Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Primeiro membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: Escola, Inclusão, Educação Infantil, Crianças, Deficiência

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 17/06/2021

Data da publicação: 17/06/2021

Referência: Gambogi, M. N. T. A Inclusão na Educação Infantil Maiores Desafios. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O trabalho tem por finalidade investigar e analisar os desafios e as possibilidades dos alunos com deficiência na inclusão escolar no ensino regular, especificamente na educação infantil. Embora se saiba das leis existentes que asseguram os direitos destes alunos, as dificuldades encontradas por eles e suas famílias para terem acesso à uma escola de ensino regular são enormes dificuldade de acessibilidade, falta de materiais adequados e de profissionais capacitados, além de enfrentarem muito pré-conceito dentro e fora da instituição. Neste sentido este trabalho busca verificar os principais desafios que estudantes com deficiência enfrentam nas escolas regulares de educação infantil, identificar as dificuldades que educadores encontram para lidar com as crianças com deficiência, além de discutir a legislação no que tange sobre a inclusão escolar na educação infantil no ensino regular, tais como a LDB e outros importantes documentos sobre a inclusão escolar do Ministério da Educação. Como aporte teórico, alguns autores importantes como MANTOAN (2003) e CARNEIRO (2012) também integram este trabalho com contribuições fundamentais para o esclarecimento de incertezas e ceticismos que tanto influenciam para o pré-conceito e para as negligências que circundam a educação das crianças com deficiência.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712039

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47676

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Natalia Teixeira Gambogi e Universidade Federal de Lavras

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