SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES

Autoria de: Ana Paula Franco Gomes

Orientação de: Diego Carlos Pereira

Presidente da banca: Diego Carlos Pereira

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues

Palavras-chaves: contação, história, leitura, formação, leitores.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 30/06/2021

Data da publicação: 30/06/2021

Referência: Gomes, A. P. F. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da contação de histórias, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a sua contribuição no processo de formação de novos leitores. O ato de ler, contar e ouvir histórias favorece a aquisição do conhecimento, estimula a criatividade, a imaginação e a oralidade. Tal pesquisa teve como propósito compreender e apresentar aspectos acerca da contação de histórias, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, assim como os diversos recursos capazes de enriquecer essa narração. Neste trabalho, para discutir o tema a contação de história e sua contribuição para o processo de formação de novos leitores, utilizamos como referenciais teóricos Abramovitch (1995), Busatto (2003, 2007), Tahan (1961) além do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998) e, como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da qual foi possível identificar autores consagrados, materiais e outros trabalho

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712040

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47856

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Paula Franco Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo