SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O papel da afetividade e da educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil o que revelam alguns estudos

Título alternativo: THE ROLE OF AFFECTIVITY AND SOCIO-EMOTIONAL EDUCATION IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION WHAT SOME STUDIES REVEALED

Autoria de: Jhulian Lorraine da Silva

Orientação de: Jéssica Francine Ferreira da Silva

Presidente da banca: Jéssica Francine Ferreira da Silva

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: AFETIVIDADE, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA INFÂNCIA, ENSINO

Data da defesa: 26/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/07/2021

Data da publicação: 07/07/2021

Referência: Silva, J. L. d. O papel da afetividade e da educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil o que revelam alguns estudos. 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa objetivou discutir sobre o papel da afetividade e da educação socioemocional no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil (EI). As questões que nortearam este trabalho foram Como a afetividade influencia as práticas pedagógicas de professores da EI? Qual a importância da educação socioemocional nessa esfera de ensino? Como essa educação influencia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil? No ambiente escolar é necessário dar carinho e aproximar-se do aluno, saber ouvi-lo, valorizá-lo, dando abertura para a sua expressão. Assim, o objetivo específico deste estudo foi compreender a inter-relação entre a afetividade e a educação socioemocional, a fim de beneficiar os procedimentos pedagógicos, no que diz respeito à sua eficiência. Tratar da afetividade e da aprendizagem socioemocional no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil implica uma abordagem ampla que envolve sentimentos, emoções de origem psicológicas e biológicas. Este trabalho contou com o apoio d

Abstract: This research aimed to discuss the role of affectivity and socio-emotional education in the teaching-learning process in Early Childhood Education (EI). The questions that guided this work were How does affectivity influence the pedagogical practices of EI teachers? What is the importance of socio-emotional education in this teaching sphere? How does this education influence the teaching-learning process in Early Childhood Education? In the school environment, it is necessary to give affection and get closer to the student, knowing how to listen to him, valuing him, giving openness to his expression. Thus, the specific objective of this study was to understand the interrelationship between affectivity and socio-emotional education, in order to benefit pedagogical procedures, with regard to their efficiency. Dealing with affectivity and socio-emotional learning in the teaching and learning process in Early Childhood Education implies a broad approach that involves feelings, emotions of psychological and biolo

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712043

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47851

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jhulian Lorraine da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo