SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: FAMÍLIA E ESCOLA REPENSANDO ESTAS INSTITUIÇÕES E SEUS LUGARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Título alternativo: FAMILY AND SCHOOL RETHINKING THESE INSTITUTIONS AND THEIR PLACES IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS

Autoria de: Aline Aparecida dos Santos Martins

Orientação de: Alessandro Garcia Paulino

Presidente da banca: Alessandro Garcia Paulino

Primeiro membro da banca: Karla de Freitas Alves Pinto

Segundo membro da banca: Liliane Fernandes Caiafa Damasceno

Palavras-chaves: Família, Escola, Interação, Parceria, Criança.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Martins, A. A. d. S. FAMÍLIA E ESCOLA REPENSANDO ESTAS INSTITUIÇÕES E SEUS LUGARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo apresenta um breve estudo sobre a importância da troca de informações e de ideias entre família e escola, e como isso pode favorecer para a integração da criança ao ambiente escolar de modo positivo e para o estabelecimento de um vínculo de confiança entre os pais e a escola. Justifica-se este pela necessidade de haver mais discussões, bem como, aprofundamentos no que se refere às novas categorias e novas demandas das instituições como a família e escola. A metodologia do trabalho que se apresenta se dá através de estudos bibliográficos buscando um embasamento teórico com diversos autores, como Piaget, Parolin, Dessen e Polonia, Picanço, Paro, Souza e Filho, Sanchez, Veiga, Perez e outros, tal embasamento foi adquirido com auxílio de livros e de plataformas digitais como Scielo, Biblioteca Virtual Universitária e Google Docs. O referencial teórico inicia abordando a temática ????Parceria família e escola????. O segundo momento abordamos ????A importância da relação família ???? escola a partir da educação infantil????. Por fim analisamos algumas propostas de participação da família no processo educativo dos sujeitos no ambiente domiciliar e externo a ele, bem como no contexto escolar, encerrando o referencial teórico abordando a importância da família no Projeto Político Pedagógico para uma gestão participativa. E para encerrar, as considerações finais acerca do trabalho. Vários pontos foram levantados e daí muitas conclusões são pertinentes a ação coletiva entre a família e a escola possibilitam um processo de ensino-aprendizagem compartilhado e bastante positivo para a criança.

Abstract: This article presents a brief study on the importance of exchanging information and ideas between family and school, and how this can favor the integration of children into the school environment in a positive way and for the establishment of a bond of trust between parents and the school. This is justified by the need for more discussions, as well as deepening with regard to new categories and new demands from institutions such as the family and school. The methodology of the work presented is through bibliographic studies seeking a theoretical basis with several authors, such as Piaget, Parolin, Dessen and Polonia, Picanço, Paro, Souza and Filho, Sanchez, Veiga, Perez and others, such foundation was acquired with the aid of books and digital platforms such as Scielo, University Virtual Library and Google Docs. The theoretical framework starts by approaching the theme ????Family and school partnership????. In the second moment, we approached ????The importance of the family-school relationship based on early childhood education????. Finally, we analyze some proposals for family participation in the educational process of subjects in the home environment and outside it, as well as in the school context, closing the theoretical framework addressing the importance of the family in the Pedagogical Political Project for a participatory management. And to finish, the final considerations about the work. Several points were raised and hence many conclusions are pertinent the collective action between the family and the school enables a shared teaching-learning process that is very positive for the child.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712045

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47710

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aline Aparecida dos Santos Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo