SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Defasagens na alfabetização e letramento em língua portuguesa de estudantes do sétimo ano do ensino fundamental.

Autoria de: Suliane Fátima Martins

Orientação de: Joelma dos Santos Bernardes

Presidente da banca: Joelma dos Santos Bernardes

Primeiro membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela

Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

Palavras-chaves: Defasagem, Alfabetização, Letramento, Habilidade, SIMAVE

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 14/06/2021

Data da publicação: 14/06/2021

Referência: Martins, S. F. Defasagens na alfabetização e letramento em língua portuguesa de estudantes do sétimo ano do ensino fundamental.. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A pesquisa nasceu da necessidade de compreensão acerca das maiores defasagens no componente curricular de língua portuguesa dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental II de uma escola situada na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A análise de dados pautou-se nas Avaliações da Rede Pública de Educação Básica - PROEB, as quais compõem o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública - SIMAVE. Para tanto, o objetivo do trabalho é identificar os fatores mais recorrentes que interferem no bom êxito da alfabetização e do letramento em língua portuguesa dos estudantes em 2015 e 2017. A metodologia de pesquisa empregada foi a análise documental, já que esta permite uma coleta de dados específicos a partir de documentos- bases de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser utilizado para consulta, aqui, informações fornecidas publicamente, pelo governo de Minas Gerais através do SIMAVE. Junto à análise documental, o método de revisão bibliográfica, perpassou a literatura já existente acerc

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712116

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47701

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Suliane Fátima Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo