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Título: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES DA SALA DE AULA INVERTIDA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Géssica Mariane Ferreira Baltazar

Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Primeiro membro da banca: Jéssica Francine Ferreira da Silva

Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

Palavras-chaves: metodologias, ativas, anos, iniciais, sala

Data da defesa: 14/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/05/2021

Data da publicação: 25/05/2021

Referência: Baltazar, G. M. F. CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES DA SALA DE AULA INVERTIDA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A reflexão sobre a organização didático-metodológica da educação formal é uma constante na área da didática, na qual as sistematizações das práticas pedagógicas visam atender a determinado objetivo educacional. O objetivo geral consistiu em analisar as possibilidades da Sala de Aula Invertida para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, empregando uma análise documentalem livros e artigos no tocante ao levantamento de dados sobre os Anos Iniciais, Sala de Aula Invertida e àverificação documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a respeito dos objetivos educacionais em âmbito nacional que orientam as escolhas didáticas nas propostas de ensino e a Resolução CNECP Nº 22020, por analogia, para as orientações de atividades realizadas em espaços não-escolares.O referencial teórico teve fundamentação em Libâneo (2005, 2013, 2014), Bergmann(2018), Bergmann e Sans (2020), Bacich e Moran (2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Inforsato (2011).Os dados evidenciaram que, os verbos que representam os processos cognitivos, na BNCC, concentram-se na estrutura básica da Taxonomia de Bloom. Com a inversão da sala de aula, os alunos têm acesso prévio aos conhecimentos básicos e entre pares e, com a mediação do professor, níveis mais profundos e complexos da aprendizagem são atingidos em sala de aula. Para a etapa dos Anos Iniciais, recomenda-se a estruturação de atividades de forma objetiva, de acordo com os recursos disponíveis e o nível de aprendizagem dos alunos, além, de estabeleceruma comunicação assertiva com os paisresponsáveis para a devida orientação e desenvolvimento da autonomia de estudo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712117

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47637

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Géssica Mariane Ferreira Baltazar e Universidade Federal de Lavras

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